Questionário sobre teoria das obrigações
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE DIREITO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Arianne Sabina Varela Constantino De Medeiros
QUESTIONÁRIO – TEORIA DAS OBRIGAÇÕES – III UNIDADE
NATAL/ RN
2013
ARIANNE SABINA VARELA CONSTANTINO DE MEDEIROS
QUESTIONÁRIO – TEORIA DAS OBRIGAÇÕES – III UNIDADE
Trabalho apresentado à disciplina de Direito Civil II, ministrada pelo professor Xisto Tiago de Medeiros Neto, do Departamento de Direito Privado, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, para fins avaliativos.
NATAL/ RN
2013
QUESTIONÁRIO – TEORIA DAS OBRIGAÇÕES – III UNIDADE
1. Como pode ser realizado o pagamento em consignação pelo devedor e quais as hipóteses previstas na lei para a sua ocorrência? Caso o credor, sem justa causa, recusar-se a receber o pagamento em dinheiro, poderá o devedor optar pelo depósito extrajudicial ou pelo ajuizamento da ação de consignação em pagamento. Sendo assim, o devedor depositará a coisa devida com o objetivo de liberar-se da obrigação.
O pagamento por consignação é indireto ou especial de pagamento.
As hipóteses previstas na lei para sua ocorrência estão descritas de forma não taxativa no art. 335 do Código Civil, são elas: I. Se o credor não puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitação na devida forma; II. Se o credor não for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condição devidos; III. Se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difícil; IV. Se ocorrer dúvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento; V. Se pender litígio sobre o objeto do pagamento. 2. O que é o pagamento com sub-rogação e quais as principais hipóteses em que ocorre? No pagamento com