Questionário sobre filme 'e seu nome é Jonas'
- Quando Jonas chega em casa, depois de voltar da instituição para deficientes mentais, um de seu tios comenta “Mas ele não fala? E como ele pensa?”. Comente um pouco sobre a importância da linguagem para o desenvolvimento intelectual da criança.
A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Nesse sentido, a linguagem precede a língua, pois é composta de diversos meios que geram comunicação, processo fundamental para o desenvolvimento intelectual da criança. A língua, seja oral ou gestual, não se constitui em único meio de educação e nem deve ser usada em detrimento de outras formas de linguagem. Aprofundando a idéia, podemos questionar a imposição da língua oral em detrimento da língua de sinais, pedagogia usada em uma das escolas que Jonas, protagonista do filme, é posto. Mais importante é que
Jonas se comunique do que consiga vocalizar palavras, algo que, por natureza não pertence à sua linguagem. Portanto, deve-se desagregar o ’pensar’ do ’falar’, pois ambos os conceitos não se relacionam univocamente.
- Compare as duas escolas que o filme exibe aos modelos de escolas que o texto 2 (material deixado na cópia) apresenta.
A primeira escola tem fundamentação oralista, metodologia de ensino baseada nas ideias de Samuel Heinick, que acredita ser o ensino da língua oral e a rejeição da língua de sinais a situação ideal paraintegrar o surdo na comunidade geral. A noção de linguagem, para varios profissionais dessa filosofia, restringe-se à língua oral, e esta deve ser a única forma de comunicação dos surdos. Para que a