Filme Seu nome é Jonas
Projetos Integradores II
Questionário respondido pela aluna Evelyne Fernanda de Carvalho, II período de Letras, para a disciplina Projetos Integradores, ministrada pela professora Kate Lyra.
São João Del – Rei, Agosto de 2014 .
1) Por que Jonas estuda com pessoas deficientes mentais?
Jonas esteve internado em uma instituição para deficientes mentais por um erro de diagnóstico dos médicos da época. Como as pessoas não tinham conhecimento da deficiência auditiva o considerava um deficiente mental. Ele permaneceu por três anos nesta instituição para que fosse diagnosticado corretamente como surdo e não como deficiente mental.
2) Que tipo de estratégia ou metodologia a mãe de Jonas procurou? E o que ela conseguiu encontrar?
Quando Jonas retorna para a casa, surgem então as barreiras na comunicação entre ele e sua família. Logo sua mãe busca ajuda na Instituição de ensino para surdos. A metodologia usada por essa Instituição era baseada no Oralismo, que consistia em ensinar crianças á falar, ler lábios para que pudessem se comunicar com os ouvintes. Neste método a criança surda aprenderia através da repetição, na qual os sinais manuais eram extremamente proibidos.
Com este método não houve melhoria nenhuma na tentativa de ensinar o garoto Jonas a se comunicar com os demais ouvintes, então a mãe procurou conhecer mais a respeitos a Língua de Sinais, que utilizava sinais manuais para representar as palavras. Com este novo método então Jonas evoluiu , sua mãe e seu irmão também aprenderam a Língua de Sinais podendo se comunicar com o garoto surdo.
3) Quais as vantagens da educação dos surdos apresentadas no filme?
A metodologia apresentada na Instituição de ensino para surdos, em que era utilizado o Oralismo, mostrou-se insatisfatória, sem nenhuma vantagem, pois, as crianças neste método só aprendiam a repetição de algumas palavras, que não