filme E seu nome Jonas
3 semestre turma U
Prof: Patricia
Aluna: Carolina Jesus de Melo
Síntase do Filme "E o seu nome é Jonas"
Autor: Michael Bortman
E o seu nome é Jonas foi um filme que retratava verdadeiramente como era a vida das crianças surdas antigamente, muitas vezes elas não tinham o diagnóstico correto, por isso elas eram consideras crianças com problemas psicológicos e internadas em clínicas psiquiátricas porque os familiares não sabiam lidar com o problema da criança e pior que isso é não saber corretamente qual o problema do seu filho e somente com a insistência e não conformismo da mãe do menino que se encontrou o diagnostico: a surdez.
Foi interessante analisar por meio do filme como a Língua de sinas era má vista pelas escolas para crianças surdas, era permanentemente proibida a Língua de sinais e de qualquer forma de sinalização por gestos e a escola também exigia dos pais para que não fizesse isso de maneira alguma, a proposta da escola era que as crianças aprendessem a oralizar e entender o que os ouvintes falassem por meio da leitura labial, isso não trouxe resultados, apenas frustrações para Jonas e a sua família.
A mãe de Jonas conheceu uma família de surdas e percebeu como eles conseguiam se comunicar perfeitamente por meio da língua de sinais, e eles convidaram ela a conhecer o mundo da língua de sinas e ela ficou impressionada, assim ela pediu para que um surdo ensinasse a Jonas a língua de sinais, ele aprendeu, e isso transformou sua vida quebrando as barreiras do silêncio. O filme nos inspira a perceber como língua de sinais é importante para os surdos e que por meio dela eles podem ter uma vida igual a de todos.
A finalidade do filme é mostrar e conscientizar as pessoas que há méritos na comunicação através da língua de sinais e ela pode ser alcançada por qualquer um. O autor destacou a importância da comunicação no nosso cotidiano, seja atráves de palavras ou através de sinais.