Atps libras
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
NOME: Andreia Dias Ferreira RA: 396942
NOME: Ivone Nunes de Sousa RA: 398257
NOME: Rosangela M. dos Santos Fernandes RA: 390311
NOME: Silvania Bozzio dos Santos RA: 396967
NOME: Wanice Veiga Pereira RA: 398258
Brasil em busca de uma educação inclusiva
Tutor a: prof. Lilian Cristine R. Nascimento
RONDONÓPOLIS-MT
2012
A temática da surdez em sue aspecto médico, cultural e social.
Os surdos, além de serem indivíduos que possuem surdez, por norma são utilizadores de uma comunicação espaço-visual, como principal meio de conhecer o mundo em substituição à audição e à fala, tendo ainda uma cultura característica.
No Brasil eles desenvolveram a LIBRAS, Já outros lugares, por viverem isolados ou em locais onde não exista uma comunidade surda, apenas se comunicam por gestos. Existem surdos que por imposição familiar ou opção pessoal preferem utilizar a língua falada.
Progresso na cultura surda
Ao longo dos anos, as pesquisas interdisciplinares sobre surdez e sobre as línguas de sinais, realizadas no Brasil e em outros países, tem contribuído para a modificação gradual da visão dos surdos, compartilhada pela sociedade ouvinte em geral.
Esses estudos têm classificado os surdos em duas categorias: * Os portadores de surdez patológica, normalmente adquirida em idade adulta; * E aqueles cuja surdez é um traço fisiológico distintivo, não implicando, necessariamente, em deficiência neurológica ou mental; antes, caracterizando-os como integrantes de