Trabalho
O que são?
Doença genética é toda e qualquer alteração que venha afetar o material genético, que é o DNA. Deste modo, seja qual for doença não infecciosa, e que também não seja contagiosa que afete o material genético, seja em que grau for será uma doença genética. Como exemplos podem citar algumas doenças bastante comuns do nosso dia-a-dia como diabetes, hipertensão, obesidade, alguns cânceres, etc.
CAUSAS
As doenças genéticas podem ser divididas em três grupos: as monogênicas ou mendelianas, as cromossômicas e as poligênicas ou multifatoriais. As primeiras são as causadas por mutações nas sequências de DNA de um único gene. As pertencentes ao segundo grupo são aquelas causadas por problemas estruturais do cromossomo, como mudança de posição e aumento de número deles. Por último, no terceiro tipo, encontram-se as doenças que ocorrem por definição genética, mas também podem acontecer por influência do meio e de outros fatores ambientais. É o caso da diabetes e da hipertensão arterial.
Tratamento
Não existe tratamento para doenças de caráter genético, pois, não há, ainda, como mudar o DNA de forma a resolver o problema. O que é feito quando uma pessoa possui problema genético é o acompanhamento com um geneticista. Além disso, vários medicamentos podem ser utilizados dependendo do sinal ou sintomas que o paciente possui. Ou seja, o tratamento é individualizado, porém não há cura.
Sintomas
Na maioria das doenças genéticas, os sintomas são silenciosos e o diagnóstico é tardio. Existem vários exames para identificar as doenças genéticas. Todos os métodos possuem vantagens e desvantagens, sendo que cabe ao médico escolher a melhor técnica para cada caso. Não existe uma padronização ou preferência geral por um método, mas os laboratórios devem conhecer as limitações e sensibilidades dos métodos que realizam.
BIBLIOGRAFIA
http://www.mundodastribos.com/doencas-geneticas-quais-sao-tratamentos.html