Questionário de libras filme: e o seu nome é jonas
Filme: E o seu nome é Jonas
1. Como o surdo era visto pela família, pela sociedade e pelos profissionais? Comente sua resposta.
O filme Jonas retrata várias situações de rejeição, entre elas a da sociedade - o preconceito - a falta de informação da família e a da sociedade daquela época, dos médicos que erram no diagnóstico e o principal de tudo, ausência de informação e conhecimento sobre a criança surda e sua adaptação ao meio social, neste contexto, o surdo era visto como um individuo desprovido de vontade própria e de sentimentos, sendo a qualquer custo motivado a escutar e sem comunicar por meio da fala.
2. Porque Jonas ficou em uma instituição de saúde e por quanto tempo ele um ambiente que não era apropriado para ele? Você acha que isso foi positivo ou negativo para ele? Comente.
Tendo nascido surdo, passa mais de três anos de sua vida interno em um hospital psiquiátrico, devido a sua condição de não poder ouvir e interagir com as pessoas. Analisar o que este convívio pode ter influenciado em sua vida é relativo, visto que a convivência com outras crianças que tinham deficiências das mais diversas o fez experimentar que ele não era o único diferente, mas por outro lado a ausência da família nos seus primeiro anos de vida, cuja criança é muito dependente dos pais, principalmente do amor materno, certamente teve influencias negativas, mas o encanto desta história de vida está justamente no resgate que essa mãe busca no decorrer da trajetória do filme, incansavelmente tentando inseri-lo numa sociedade preconceituosa e insensível.
3. Como era o trabalho desenvolvido com o surdo na primeira escola que ele foi inserido quando saiu do hospital?
A escola não tinha a preocupação de lhe dar de forma diferenciada com os surdos, portanto, Jonas era tratado como os ouvintes, utilizando-se a linguagem oral e escrita, sendo impedido de utilizar a língua de sinais pela professora.
4. De acordo com o que você viu no filme,