Questionário - Introdução a Sistemas de Apoio à Decisão
RESUMO
Com a evolução dos serviços oferecidos na nuvem, as APIs tornaram-se peças fundamentais para o modelo de negócio de alguns desses serviços. O uso de APIs, no contexto da web, permite que clientes e desenvolvedores selecionem e personalizem as funcionalidades do serviço, usando somente o que atende suas necessidades. Este trabalho visa a criação de um aplicativo desktop para o Windows, demonstrando o funcionamento da API do Twilio, um serviço de automação telefônica e mensagens de texto.
Palavras-chave: API, REST, Computação em Nuvem, SMS.
1. INTRODUÇÃO
O conceito de API já significou muitas coisas. No passado, as APIs eram associadas à comunicação com o hardware e com o núcleo dos sistemas operacionais, provendo uma camada de abstração (interface) entre as aplicações e o núcleo. Com o aparecimento das "web APIs", o termo ganhou novos significados. As "web APIs", como são conhecidas, permitem construir sites e aplicações na web, usado dados de múltiplos recursos online.
No ano 2000, Roy Fieldman1 escreveu sua famosa tese de doutorado sobre o conceito de REST (Representational State Transfer) definido-o como "um estilo arquitetural para sistemas de hipermídia distribuídos", e descrevendo os princípios que se tornaram um padrão para o desenvolvimento de APIs baseadas na web. O REST se apresentou como uma alternativa mais leve para webservers, onde as operações de CRUD são executadas por meio de simples requisições HTTP, usando a porta 80 e os métodos do protocolo HTTP, como GET, POST, PUT, DELETE, etc. Os serviços da web baseados em REST são chamados RESTfull services, onde o servidor não armazena o estado da conexão, facilitando a escalabilidade do serviço. A transição de estado ocorre por meio de ligações (links).
Naquele mesmo ano, o site de automação comercial Salesforce.com lançou a primeira web API da História, baseada no protocolo SOAP, e que permanece ativa