artigo sobre tomada de decisão e os SAD
JANAINA CAVALCANTE RODRIGUES NUNES
RESUMO
Na era digital em que todos os processos estão se informatizando e tornando-se autônomos, as organizações buscam a melhoria continuam em todos os níveis da empresa. Para isso necessitam tomar decisões assertivas e em tempo hábil, pois decidir não é uma tarefa fácil, envolve diversas variáveis, na qual uma decisão tomada fora de tempo ou sem quantidade de informações suficiente, pode não trazer os resultados esperados.
Assim, é seguro afirmar que os sistemas de informação facilitam a vida de uma organização, automatizando processos e tarefas, trazendo agilidade informações em tempo hábil. Dentre os diversos tipos de Sistemas de Informação, destacamos o Sistema de Apoio à Decisão (SAD), que tem por especificidade auxiliar os gestores na tomada de decisão, munindo-os de informações. Diante do contexto acima clarificado, esta pesquisa tem por objetivo verificar quais os impactos da utilização dos SAD na gestão estratégica de uma organização. No que tange aos aspectos metodológicos, classifica-se como sendo um estudo de caso, de natureza aplicada, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista.
PALAVRAS-CHAVE: Estratégia. Processo decisório. Sistemas de informação.
INTRODUÇÃO
Vivemos dias em que o deixar para amanhã já não é mais permitido, nos quais a correria do dia-a-dia, o imediatismo e o tempo para tomar decisões é cada vez mais curto, principalmente no que tange decisões organizacionais. Em um mundo globalizado no qual as distancia se encurtam cada vez mais, as organizações devem estar preparadas para definir um curso de ação para lidar com os problemas e oportunidades (HUNT, OSBORN, SHERMERHORN, 1998). Logo, o tempo para se tomar decisões importantes, e em tempo hábil, é cada vez mais curto, aspectos que demandam agilidade e rapidez (BRAGA, 1996).
Neste sentido, Turban (2004), afirma ser difícil