Sistemas de informações gerenciais
Uma das principais contribuições dos sistemas de informações tem sido melhorar a tomada de decisão, seja no caso de indivíduos ou grupos. A tomada de decisões costumava limitar-se à diretoria. Hoje funcionários de níveis mais baixos são responsáveis por algumas dessas decisões, na medida em que os sistemas de informação tornam as informações disponíveis para níveis mais básicos da empresa.
Tipos de decisão
Em uma organização existem diferentes níveis de decisão. Cada um desses níveis tem diferentes necessidades de informação para apoiar suas decisões e é responsável por diferentes tipos de decisão. Podemos classificar as decisões em: Decisões não estruturadas: o responsável pela tomada de decisão deve usar de seu bom senso, sua capacidade de avaliação e sua perspicácia na definição do problema. Não existem procedimentos bem compreendidos ou predefinidos para toma-las. Decisão estruturada: são decisões repetitivas e rotineiras e envolvem procedimentos predefinidos, de modo que não precisam ser tratados como se fossem novas. Decisão semi-estruturada: neste caso, apenas uma parte do problema tem uma resposta clara e precisa, por isso podemos aplicar os dois tipos de decisão vistos anteriormente.
O processo de tomada de decisão
Existem quatro estágios no processo de tomar decisões; Inteligência: consistem em descobrir, identificar e entender os problemas que estão ocorrendo na organização; Concepção: envolve a identificação e investigação das várias soluções possíveis para o problema; Seleção: consiste em escolher uma das alternativas de solução; Implementação: consistem em fazer funcionar a alternativa escolhida e monitorar a medida que ela está funcionando.
O que fazer quando a solução escolhida não funciona? A figura abaixo mostra que é possível voltar ao estágio anterior no processo de tomada de decisão e repeti-lo, se necessário.
História dos Sistemas de Apoio à Decisão
Quando falamos de