Questionário II - Metodologia de Pesquisa
As etapas e as regras do método indutivo repousam em "leis"
(determinismo) observadas na natureza, segundo as quais:
I. Nas mesmas circunstâncias, as mesmas causas produzem os mesmos efeitos. II. O que é verdade de muitas partes suficientemente enumeradas de um sujeito é verdade para todo esse sujeito universal.
III. O "determinismo" da natureza é muito mais observável no domínio das ciências físicas e químicas do que no das biológicas e, principalmente, das sociais e psicológicas.
IV. As três etapas do método indutivo são observação dos fenômenos, comparação dos fenômenos observados e a descoberta da relação entre eles. Escolher uma resposta.
Resposta: Todas estão corretas.
2.
De acordo com as assertivas abaixo, podemos afirmar que:
I. Uma dupla negação em dialética não significa o restabelecimento da afirmação primitiva, que conduziria de volta ao ponto de partida, mas resulta numa nova coisa.
II. O processo da dupla negação engendra novas coisas ou propriedades: uma nova forma que suprime e contém, ao mesmo tempo, as primitivas propriedades. III. No raciocínio dialético o ponto de partida é a tese, proposição positiva; essa proposição se nega ou se transforma em sua contrária - a proposição que nega a primeira é a antítese e constitui a segunda fase do processo; quando a segunda proposição, antítese, é, por sua vez, negada, obtém-se a terceira proposição ou síntese, que é a negação da tese e antítese.
IV. A dialética não é uma simples adição de propriedades de duas coisas opostas, simples mistura de contrários, pois isto seria um obstáculo ao desenvolvimento. A característica do desenvolvimento dialético é que ele prossegue através de negações.
Escolher uma resposta.
Resposta: Todas estão corretas.
3.
Com base nos argumentos utilizados nos métodos indutivo e
dedutivo, relacionar:
A) Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. (II)
B) Se todas as premissas são verdadeiras, a