Questionário deontologia jurídica
DEONTOLOGIA GERAL A) Existência do Dever Moral
1. Diferencie Deontologia Geral e Ética Geral
A Deontologia Geral trata-se nada mais de que uma disciplina da ética especial ajustada à prática de determinada profissão. A Ética Geral, em contrapartida, genericamente, cuida das diretrizes as quais regulamentam a humanidade. No livro de Langardo essa diferenciação pode ser constatada quando o mesmo elucida que, para a concreção de seus estudos, a Deontologia Geral recorre aos princípios e às fundamentações da Ética Geral.
2. Qual o conteúdo de: 3.1 Existência do dever;
Consoante disposição feita pelo autor, ‘A existência do dever’ reside no fato de haver uma lei moral, cuja imposição é feita pela consciência, determinando a mesma que se procure fazer o bem e que se evite fazer o mal. A lei em questão teria sua origem na natureza das coisas e na própria natureza humana, tendo validade para todos os homens, como um dever a ser seguido. Sobrevém, nesse sentido, o “dever de praticar o bem e evitar o mal”.
3.2 Natureza do dever;
A natureza moral seria a natureza do dever, a qual define ter caráter obrigatório o cumprimento do bem. No entender de Armando Câmara ocorreria um “abalo à própria estrutura racional do universo”, caso desrespeitada fosse essa obrigatoriedade; irrefutavelmente ensejaria um desrespeito aos valores do ser humano.
3.3 Consequência do dever.
Luiz Lima Langardo assevera que a consequência do dever seria a responsabilidade. Já essa, por sua vez, seria a consequência do dever cumprido, desta forma do dever de fazer o bem, e aquele que cumpre um dever de consciência se mostra inteiramente responsável por aquilo que praticou.
3. O que é dever em si?
Trata-se do objeto da Deontologia Geral que viabiliza a aplicação de tal ciência numa amplitude genérica às profissões em sua totalidade, independente de recair sobre as mesmas regramentos específicos. Resumindo,