Questionário de laboratório de química
O capitalismo
O capitalismo é um modo de produção caracterizado principalmente pelo trabalho assalariado e pela propriedade privada da burguesia. Também tem como característica a divisão da sociedade em classes: patrões (donos dos meios de produção) e o proletariado (força de trabalho). Tem como principal objetivo o lucro. Os preços dos produtos serão definidos, sem a intervenção do Estado, pela lei da oferta e procura: quanto maior a procura, menor a oferta e quanto menor a procura, maior a oferta. No mundo capitalista atual o status define o caráter, “o que você é” foi substituído por “o que você tem”. A valorização por marcas é muito grande, um bom exemplo para essa afirmação são as calças jeans, em que uma peça apenas por ter uma etiqueta de uma marca X tem o valor duplicado da marca Y, mesmo tendo qualidades semelhantes.
As fases do capitalismo
Pré-capitalismo – Fase em que ocorre a expansão comercial e a produção artesanal. Nas áreas rurais o trabalho servil começa a ser substituído pelo trabalho assalariado (característico do capitalismo).
Capitalismo mercantil ou comercial – Nessa fase irá ocorrer a expansão do trabalho assalariado, onde todo o lucro ficará nas mãos dos mercadores.
Capitalismo industrial – Fase em que se começa a investir na indústria, pois as máquinas passaram a realizar o trabalho que era feito pelos artesãos. Como as máquinas eram mais ágeis que o trabalho artesanal o lucro era muito mais rápido. O trabalho assalariado é firmado definitivamente.
Capitalismo financeiro – Fase em que as atividades econômicas são controladas pelos bancos e por outras instituições.
Sociedade pós-industrial – O capital financeiro continua a dominar os outros setores da economia; os meios de comunicação se ampliam e a indústria e a agricultura perdem sua importância em relação ao setor de serviços.
Fetichismo da mercadoria
Fetichismo da mercadoria foi um