Economista
Consumidor – Sr. Raul
É quem irá utilizar o produto em benefício próprio. Neste caso o consumidor não é o comprador.
Cliente - Margarida
Tem um relacionamento com a entidade que presta o serviço. É quem adquire o produto, isto é, quem selecciona a opção certa no momento da compra.
Influenciador – Antunes e Rita
O Antunes definiu a escolha no momento inicial, uma vez que tinha alguma autoridade na matéria (já tinha telemóvel). Esta autoridade era reconhecida por parte do consumidor. Neste caso a recomendação influenciou o consumidor não se tendo no entanto imposto no final.
A Rita, uma vez que depreendo do texto que esta deu opinião relativamente ao telemóvel a adquirir. Esta opção não tinha no entanto carácter vinculativo, uma vez que apesar da opinião da Rita ter a mesma opinião do Funcionário do Operador, a decisão foi tomada tendo em consideração apenas a recomendação deste último. Prescritor – Funcionário do Operador Foi a pessoa que determinou, de forma imperativa, aquilo que o comprador "devia" adquirir. Definiu a escolha. Era entendido na matéria por isso soube apresentar as vantagens do serviço/produto que vendeu.
Questão nº 2
Figura A)
Signos: Cor laranja indica que é um sumo de tangerina. Gotas de água a escorrer na garrafa.
Descodificação: A cor laranja dá ao consumidor identificação clara que é um sumo de laranja/tangerina. As gotículas de água na garrafa pretendem transmitir um sentimento de frescura. Associação do produto a estações quentes.
Figura B)
Signos: Imagens de frutos, com predominância do côco sobre os outros que compõem a bebida, quer na imagem quer no nome. Embalagem pequena de cartão.
Descodificação: a predominância do côco sobre os outros frutos mostra que apesar de ser um sumo multi frutos, o côco é o fruto que a empresa pretende destacar para o consumidor. Embalagem mostra uma maior preocupação na preservação da qualidade do produto. A cor branca predominante