QUESTIONÁRIO DA DITADURA MILITAR
.
1] QUAIS OS ANTECEDENTES DA DITADURA MILITAR NO BRASIL?
R: Esgotamento do populismo: manifestações de massa, greves, agravamento de tensões sociais. Temor dos EUA com a possibilidade de “novas revoluções cubanas” na América Latina. Apoio de setores civis conservadores ao golpe militar. Doutrina de Segurança Nacional é assimilada pelo exército: Guerra total contra o comunismo.
2] QUAIS FORAM AS CAUSAS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL?
R: Crise política: a saída de Jânio Quadros (1961) somada aos posicionamentos do governo Jango. Setores conservadores, aliados dos militares, deram início à campanha de desestabilização do governo. As “Reformas de Base” foram duramente combatidas pela elite. Em 31 de março de 1964, o golpe militar derrubou Jango. A partir do golpe, os militares passaram a desmobilizar quaisquer focos de luta popular. As organizações trabalhistas, como a CGT; as organizações estudantis (UNE); as Ligas Camponesas e os movimentos de base da Igreja Católica (JOC) passaram a ser duramente perseguidos e reprimidos.
3] QUAIS AS MEDIDAS TOMADAS PELO NOVO GOVERNO MILITAR APÓS O GOLPE?
R: Logo após o golpe, ficou claro que os militares se estabeleceriam no poder. Embora o movimento tivesse contado com o apoio de civis – UDN, os militares não pretendiam entregar o poder. Em abril de 1964 foi editado o ATO INSTITUCIONAL nº 1. Ato institucional: Conjunto de leis promulgado sem a necessidade de aprovação popular ou pelo Congresso Nacional – Mecanismo ditatorial de controle do poder de Estado. Os militares optaram pelo alinhamento ao bloco ocidental (EUA) – Os norte americanos prontamente reconheceram o governo militar logo após o golpe.
4] QUAIS AS MEDIDAS DITATORIAIS SURGIRAM APÓS O AI-1?
R: Nomeação do Gen. Humberto de Allencar Castello Branco para a Presidência. As constituições estaduais e a federal seriam mantidas. A eleição do presidente e vice passaria a ser efetuada pelo Congresso Nacional. O presidente passava