ditadura silvania
Mas na época da ditadura a psicologia era tida como o estudo de pessoas anormais diferentes dos mais classudos, ou seja, os pobres eram considerados anormais sem nenhuma reflexão e critica politica. E foi ai que a psicologia emergiu diante as classes burguesas no auge da ditadura, onde ela passou por transformações, práticas(coloca práticas viuuu era a ditadura militar período monstruoso do Brasil). Psicologia no Brasil foi regulamentada no ano de 1962, pouco antes do golpe militar, em um período no qual asForças Armadas se articulavam para promover o tão fatídico e inesquecível golpe. O golpe militar de 64 definiria novas formas de desenvolvimento econômico, em que haveria uma valorização tanto deprofissões de níveis superiores quanto de profissionais liberais. A psicologia emergiu associada às classes burguesas da sociedade brasileira que buscava contribuir com estudos sobre as intervenções decaráter higienista, moralizante e normatizante focadas principalmente na população pobre.
Podemos observar que a mudança do foco de atuação dos profissionais com o fim da ditadura militar saiu da visãoindividualizada/privada para a construção de posicionamentos atentos ao coletivo/social. Processo de transformação das práticas profissionais do psicólogo que foram de suma importância para a ascensãoe reconhecimento da profissão no país. Com a introdução da psicologia na comunidade e no âmbito das políticas públicas inicia-se um processo de conquista pela diminuição das desigualdades sociais epela mudança do “olhar” em relação ao sujeito, podendo-o compreende-lo como sujeito inserido em um contexto social, político, cultural e econômico.
A Psicologia tem uma importante implicação natentativa de denunciar as verdadeiras atrocidades cometidas nos porões do regime militar e tem participado ativamente