QUESTIONARIO
A. CONCEITUAÇÃO DO TEMA (ERRADA)
2. Com base no texto e sabendo que um dos tipos de argumentação é causa-consequência, indique a alternativa que corretamente apresenta fato-consequência:
D. (CERTA)
3. Que argumento não poderia ser apresentado frente ao pressuposto: “A imprensa não pode ser leviana quando denuncia casos de corrupção”?
e.
As denúncias precisam ser apresentadas como qualquer outro noticiário: com imparcialidade e sem suscitar reflexão nos leitores/expectadores. (CERTA)
4 A leitura ativa conhecimentos prévios e leva o leitor a formular hipóteses. Assim, antes da leitura propriamente dita, o leitor formula hipóteses sobre:
D. I, II, III ESTÃO CORRETAS (CERTA)
5 Um dos conhecimentos exigidos do leitor é o linguístico. Ou seja, o leitor precisa conhecer a língua em que o texto foi falado ou escrito. Vejamos as três situações de uso da língua:
B. As palavras “carola” e “papa-hóstia” têm caráter irônico e negativo. CERTA
6 Diante do título “O porco passado a limpo”, que estratégia de leitura podemos realizar?
O leitor levanta hipóteses sobre o assunto do texto. (CERTA)
7 Os gêneros são formas-padrão que guardam estabilidade relativa de estruturação de um todo. Os gêneros são também marcados historicamente. Nessa perspectiva, que informação é falsa quanto ao gênero?
OS GENEROS SAO DINAMICOS (ERRADA)
8 O leitor proficiente é aquele que consegue interpretar o texto e interferir nele. Assim, entre as características desse tipo de leitor, não faz parte de suas atribuições:
APENAS REPETIR INFORMAÇÕES CONTIDAS NO TEXTO (CERTA)