Questionario Logistica
R: Primeira Fase: Atuação Segmentada
- Início: Pós-Guerra (2ª grande Guerra)
- Características: Lacunas de demanda existentes; capacidade ociosa de produção; novos processos de produção em série; família padrão; produtos padronizados e ímpares e ausência de informatização.
- Modo de Atuação: Era formado por subsistemas otimizados separadamente com os estoques, servindo de base junto com a quantidade econômica do pedido sem se preocupar com a quantidade econômica da produção. Segunda Fase: Integração Rígida.
- Início: Final da década de 60.
- Características: Surgimento de produtos diferenciados, novos produtos, trabalho dos especialistas em Marketing, informática e a crise do petróleo.
- Conseqüências: Aumento dos estoques, do consumo, melhora na comunicação entre membros da cadeia logística, encarecimento do transporte na logística.
- Modo de Atuação: Formado por subsistemas integrados dois a dois segundo sua ordem na cadeia logística, com racionalização integrada na cadeia de suprimentos e muita rigidez de planejamento. Terceira Fase: Integração Flexível.
- Início: Década de 80.
- Características: Desenvolvimento pleno da informática, surgimento da EDI e surgimento da TQM.
- Conseqüência: Facilitação da logística.
- Modo de Atuação: Era através da EDI que qualquer mudança de planejamento podia ser feita, uma vez que havia flexibilidade de comunicação na cadeia de suprimentos. Quarta Fase: Integração Estratégica
- Início: 2ª metade da década de 90.
- Características: Evolução plena da EDI, globalização da economia, firmamento da TQM, foco no cliente, obrigatoriedade da ISSO 9000 (Europa).
- Conseqüências: Aumento da competitividade entre pequenas empresas, queda das pequenas organizações, organizações em rede e logística como arma estratégica.
- Modo de Atuação: Era de integração plena, estratégica e flexível ao longo da cadeia de suprimentos, na qual não havia mais fronteiras entre os membros da cadeia logística,