questionario leo huberman
2-Antes da idade capitalista, o capital era acumulado principalmente através do comércio - termo elástico, significando não apenas a troca de mercadorias, mas incluindo também a conquista, pirataria, saque, exploração. Não foi em vão que as cidades-Estados italianas se prontificaram a ajudar a Europa ocidental nas Cruzadas. O término dessas guerras "religiosas" encontrou Veneza, Gênova e Pisa controlando um fraco império, e os conquistadores italianos aproveitaram ao máximo sua oportunidade.
3-Foi na Inglaterra que o capitalismo em grande escala se desenvolveu a princípio, e por isso suas origens ali são mais evidentes. Vimos nos capítulos anteriores como o fechamento de terras e a elevação dos arrendamentos, no século XVI, expulsaram muitos camponeses de suas plantações para as estradas, onde se tornaram mendigos, vagabundos, ladrões. Assim criou-se cedo uma classe trabalhadora livre e sem propriedades. Somente quando os trabalhadores não são donos da terra e das ferramentas - somente quando foram separados desses meios de produção - é que procuram trabalhar para outra pessoa. Não o fazem por gosto, mas porque são obrigados, a fim de conseguir recursos para comprar alimentos, roupa e abrigo, de que necessitam para viver. Destituídos dos meios de produção, não têm escolha. Devem vender a única coisa que lhes resta - sua capacidade de trabalho, sua força de trabalho.
4-Cidades e indústrias aumentam, porque mais pessoas irão à procura delas, em busca de lugares e emprego. No todo, as circunstâncias das classes mais baixas são modificadas, para pior, sob quase todos os aspectos.. De pequenos ocupantes da terra são reduzidos à condição de trabalhadores diaristas e assalariados." É uma descrição