Bullying no trabalho
Bullying
X
Mobbing x Assédio Moral
Bullying
“O termo bully em inglês significa provocador, tirânico, sendo que o verbo traduz a ideia de maltratar e intimidar, tratar com desumanidade. A aplicação à relação laboral é visto pela própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma forma de violência no trabalho”. (FERREIRA,
2010, p. 58)
“O bullying [...] define o desejo consciente e deliberado de maltratar uma outra pessoa e colocá-la sob tensão; é um termo que conceitua os comportamentos agressivos e antissociais, utilizado pela literatura psicológica anglo-saxônica nos estudos sobre a violência escolar”.
(FANTE, 2005, p. 27)
Mobbing
“A primeira forma de descoberta do assédio moral foi o chamado mobbing. Esse termo advém do verbo inglês to mob, que transmite a ideia de tumulto, turba, confusão. [...] Consiste em um processo envolvendo vários indivíduos contra apenas um. [...] Sua utilização hodierna corresponde a perseguições coletivas, as quais podem culminar em violência física”. (FERREIRA, 2010, p. 57)
Assédio moral
Assédio moral é a deliberada degradação das condições de trabalho através do estabelecimento de comunicação não éticas (abusivas) que se caracterizam pela repetição por longo tempo de duração de um comportamento hostil que um superior ou colega (s) desenvolve (m) contra um indivíduo que apresenta, como reação, um quadro de miséria física, psicológica e social duradoura (LEYMANN, Heinz).
Assédio moral, as seguintes “versões” mundo afora:
harcèlement moral (assédio moral), na França;
bullying (tiranizar), na Inglaterra;
mobbing (molestar), nos Estados Unidos e na Suécia;
murahachibu, ijime (ostracismo social), no Japão;
psicoterror laboral, acoso moral (Mobbing no local de trabalho, assédio moral), na Espanha.
Chefe
Subordinado
Instituto de Bullying no Trabalho dos Estados Unidos
Colegas
M
ET
A