Questionario De Logica Matematica
MATEMÁTICA
PAIVA
ELEMENTOS DE LÓGICA
Neste capítulo, introduzimos a formalização do raciocínio lógico e de alguns conceitos matemáticos, que favorecem o trabalho com demonstrações e outros conceitos desenvolvidos nos livros desta coleção.
Para bom entendedor, meia palavra basta?
www.modernaplus.com.br
Um operário, carregando uma pesada caixa, pergunta ao supervisor:
— Onde coloco este material?
O supervisor, olhando para um tambor encostado na parede, responde:
— Coloque em frente àquele tambor.
Certamente, para o supervisor era evidente o local onde deveria ser colocada a caixa. Porém, o operário não sabia exatamente onde o supervisor pensava ser a
“frente” do tambor.
Uma das maiores dificuldades na comunicação é transmitir a ideia exata que desejamos. Muitas vezes, também não é fácil compreender o que nosso interlocutor quer expressar. Nas ciências, tenta-se minimizar esses problemas, criando uma linguagem científica adequada a cada uma delas.
Nas linguagens científicas, devemos ter cuidado para não confundir o significado científico das palavras com seu significado na vida cotidiana. Por exemplo, em uma conversa informal, para enfatizar nossa eventual falta de sorte, dizemos: “sempre chove quando vou à praia”. É claro que a palavra “sempre” é empregada aqui de maneira exagerada; na verdade, queremos dizer: “chove muitas vezes quando vou à praia”. Porém, em Matemática, o significado da palavra “sempre” é preciso; por exemplo, na afirmação: “dado um número qualquer, sempre existe um número maior que o número dado”, não há nenhum exagero, ou seja, sem exceção, sempre há um número maior do que qualquer número dado.
Um dos fundamentos da linguagem Matemática é a Lógica, que está tão incrustada na Matemática que é impossível separar uma da outra. A Lógica é a ciência que estabelece regras para o encadeamento correto de raciocínios, em uma linguagem precisa, de forma que esse encadeamento culmine em uma conclusão. Sintetizando, a Lógica é uma