PISA
O QUE É O PISA
O PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) é um sistema de avaliação comparada desenvolvido e coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), havendo em cada país uma coordenação nacional. No Brasil, é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O objetivo do PISA é avaliar se os alunos de determinado país, a partir dos 15 anos, adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais para a participação plena na sociedade contemporânea, em uma economia de mercado.
Esta avaliação acontece periodicamente, a cada três anos, e abrange três áreas do conhecimento: Leitura, Matemática e Ciências. Cada edição dá um maior enfoque em uma dessas áreas. Na edição de 2009, a matéria enfatizada foi Leitura. Em 2012, Matemática foi a contemplada. Em 2015, ano da próxima edição, será Ciências.
Cada prova é formada por perguntas objetivas e dissertativas. É uma avaliação que busca identificar a existência de certas competências e habilidades que, juntos, permitem resolver certos problemas individuais e situações da vida.
Através dos resultados obtidos por questionários que são aplicados à escola e ao estudante, os governos de vários países envolvidos podem tentar melhorias nas políticas educacionais, procurando tornar mais efetiva a formação dos jovens para a vida futura e para a participação ativa na sociedade. No entanto, o modelo de elaboração do teste e a forma de cotejo das informações obtidas são passíveis de críticas, a serem feitas ao final.
O Pisa 2012 avaliou mais de 25 mil estudantes, a avaliação aconteceu entre 02 e 31 de maio, em 902 escolas de todo o território brasileiro. As provas foram aplicadas para estudantes nascidos em 1996 (com 15 ou 16 anos de idade).
São poucos os resultados disponíveis para 2012 até o momento, encontramos relatórios para as avaliações de 2000 a 2009. O PISA 2009 foi aplicado a mais de 60 países de