Questionario da historia da educacao fisica
1- O esporte não tem só como função o desenvolvimento do corpo em relação à saúde. Ele é fundamental para o crescimento e desenvolvimento do ser humano em todas as suas estruturas, tanto físicas como cognitivas, psicológicas e comportamentais. Através do esporte, o homem estabelece associações as quais interferem em seus valores individuais, como união, respeito, amizade e cooperação. A convivência com vitórias e derrotas desenvolve, ainda, a capacidade de responsabilidade e aumenta a confiança em si próprio. Formação de valores, ampliação de ideias e ensino sobre as diversas culturas também são aspectos relacionados ao associacionismo esportivo.
2- As instituições sociais servem como meio de solução para as necessidades da sociedade. Não existe uma motivação com solução maior que o esporte. Ele ajuda no alívio das tensões, preocupações, traumas e até da própria realidade, gerada pelas grandes violências e restrições que a vida social proporciona.
3- Não é de hoje que a briga pela democratização no esporte acontece. Os motivos variam, sendo eles por condições financeiras, ou de interesses sociais. O tênis, por exemplo, é considerado um esporte de elite. O racismo também presente ainda na sociedade atual, mostra-se também ativo no esporte. Desigualdades podem ocorrer dentro da variedade esportiva para atender a interesses maiores. O esporte é para todos, tem significado social em meio a socialização, desenvolve a consciência comunitária, é uma atividade de prazer e equilíbrio social. Com a democratização do esporte acontece a igualdade de acesso e prática para todas as pessoas.
4- No mundo, como existe a diferença de culturas, vêm os diferentes gostos, jeitos, prazeres, modos de se vestir, entre outras. Devido a isso, a preferência pelo esporte varias. No Brasil, por exemplo, não existem dúvidas de que o futebol é considerado um esporte de massa, pois de 8 a cada 10 meninos e meninas, homens ou