Questiona Ro 10 Respostas
Matrícula: 12100850
Questionário 10
1)
Transistor como chave:
A forma mais simples de se usar um transistor é como chave. Neste caso o transistor opera apenas em duas regiões: saturação e corte. Quando um transistor está saturado, é como se houvesse uma chave fechada do coletor para o emissor. Quando o transistor está no corte, é como se fosse uma chave aberta.
Com boa aproximação, o circuito a transistor da figura (a) pode ser substituído pelo circuito (b). Assim, quando uma tensão de nível alto é aplicada no terminal de controle (sinal) a chave fecha e quando uma tensão de nível baixo é aplicada no terminal de controle (sinal) a chave abre.
Transistor como amplificador:
Para operar como amplificador, um transistor deve ser polarizado na região ativa. Essa polarização deve ser previsível e insensível às variações de temperatura, valores de β, etc. Essa exigência provém do fato de que a operação do transistor como amplificador é altamente influenciada pelo valor quiescente da corrente.
Entende-se por "amplificar" o procedimento de tornar um sinal elétrico mais fraco em mais forte. Um sinal elétrico de baixa intensidade, como os sinais gerados por um microfone, é injetado em um circuito eletrônico (transistorizado por exemplo), cuja função principal é transformar este sinal fraco gerado pelo microfone em sinais elétricos com as mesmas características mas com potência suficiente para excitar os alto-falantes, a este processo todo se dá o nome de ganho de sinal.
Acho mais interessante o transistor como amplificador, pois entendo melhor sua aplicação e o vejo de fato no dia-a-dia.
3)
Um circuito integrado (CI, microcomputador, microchip, chip de silício, chip ou chipe) é um circuito eletrônico miniaturizado (composto principalmente por dispositivos semicondutores), que tem sido produzido na superfície de um substrato fino de material semicondutor.
Há _______ transistores num CI do tipo 741.
Encapsulamento em Linha Dupla – Dual