Alex Oliveira Santos RA 1014804513 Nota
1214 palavras
5 páginas
CENTRO EDUCAIONAL ANHANGUERADE SANTO ANDRÉ
Nome: Alex Oliveira Santos
RA: 1014804513
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CST EM MECATRÔNICA INDUSTRIAL
ETAPA 1
Santo André
2012
Santo André
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL – HISTÓRICO.
1.1. Hoje em dia:
2. TIPOS DE CLP.
3. ESTRUTURA INTERNA DO C.L.P.
4. DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS ITENS.
5. QUESTIONÁRIO.
1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL – HISTÓRICO
O Controlador Lógico Programável ( C.L.P. ) nasceu praticamente dentro da indústria automobilística americana, especificamente na Hydronic Division da
General Motors , em 1968, devido a grande dificuldade de mudar a lógica de controla de painéis de comando a cada mudança na linha de montagem. Tais mudanças implicavam em altos gastos de tempo e dinheiro. Sob a liderança do engenheiro Richard Morley, foi preparada uma especificação que refletia as necessidades de muitos usuários de circuitos à reles, não só da indústria automobilística, como de toda a indústria manufatureira. Nascia assim, um equipamento bastante versátil e de fácil utilização, que vem se aprimorando constantemente, diversificando cada vez mais os setores industriais e suas aplicações, o que justifica hoje ( junho/1998) um mercado mundial estimado em 4 bilhões de dólares anuais.
1.1. Hoje em dia:
Um Controlador lógico programável ou Controlador programável, conhecido também pela sigla de expressão inglesa PLC (Programmable logic controller), é um computador especializado, baseado num microprocessador que desempenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário (cada CLP tem seu próprio software) controle de diversos tipos e níveis de complexidade.
Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento de um determinado numero de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S).
Controlador Lógico Programável Segundo a ABNT (Associação Brasileira de
Normas Técnicas), é um equipamento eletrônico digital com hardware e software
compatíveis