QUESTION RIO Bioquimica
1- Em que se fundamenta a reação do biureto e que grupos proteínas são responsáveis por esta reação? Está reação é específica para substâncias que possuem pelo menos dois grupos CO-NH unidos por carbono ou nitrogênio como ocorre no biureto, que empresta o seu nome para a reação. Biureto é o nome dado à estrutura originadaa partir da decomposição da uréia, quando esta é submetida a uma temperatura de, aproximadamente, 180oC
2- Qual a importância da reação do biureto? A reação do Biureto é importante para demonstrar a presença de proteínas em materiais biológicos, como também para quantificá-las, uma vez que o complexo cobre-proteína apresenta uma absorção máxima 545nm; a intensidade da cor depende exclusivamente da concentração de proteína. Para que a reação do Biureto seja positiva há necessidade da presença de pelo menos duas ligações peptídicas na molécula, portanto, aminoácidos e dipeptídeos não dão reação do Biureto positiva.
3-Qual é a importância das reações de precipitação de proteínas por reagentes dos alcaloides e por sais de metais pesados? Quais os mecanismos das precipitações. Os cátions de metais pesados como Hg2+, Pb2+, Cu2+, Fe2+, Cd2+ e Zn2+ formam precipitados insolúveis de proteínas, denominados de acordo com o elemento formador (ex: proteinato de mercúrio, proteinato de chumbo, etc.). Essa precipitação é mais intensa quando o pH está acima do ponto isoelétrico (pI). Isso porque, acima do pI, a carga líquida sobre a proteína é negativa, favorecendo a interação com os cátions provenientes do sal. Quando a proteína está abaixo do seu pI, a carga líquida total da molécula é positiva.
4- Explique os mecanismos que levam uma proteína a se dissolver quando há um pequeno aumento na força iônica da solução e mecanismos que levam uma proteína a precipitar quando há um aumento na força iônica da solução.
Quando sais neutros são adicionados ao sistema ocorre um aumento da força iônica do sistema. Os