demanda bioquímica
O que é DBO e como determinar?
DBO: Sigla para Demanda Biológica (ou Bioquímica) de Oxigênio. É a medida que calcula a quantidade do oxigênio dissolvido num corpo d'água, consumido pela atividade bacteriana. A DBO é proporcional ao tempo, ou seja quanto maior o tempo mais matéria orgânica biodegradável é decomposta pela atividade aeróbica das bactérias. Por usa-se 5 dias como tempo padrão nas medidas de DBO de uma água ou efluente.
Este índice é um bom indicador de quão poluída está uma água, pois quanto mais matéria orgânica tiver maior será seu DBO, isto é sua Demanda Bioquímica por Oxigênio. No caso de efluentes, o valor da DBO dirá quanto de oxigênio este consumirá ao ser lançado num corpo d'água, sendo portanto uma medida do impacto negativo.
Se a DBO for muito alta, o oxigênio da água é rapidamente consumido, ficando redutor e tendo início a decomposição anaeróbica da matéria orgânica. Este tipo de decomposição é responsável pela produção de subprodutos poluidores e que degradam a qualidade da água. Dentre estes produtos podemos citar: metano (CH4), amônia (NH3) e gás (H2S), responsáveis por um grande mal cheiro. O ácido sulfídrico (H2S) em especial é muito conhecido devido ao forte cheiro de ovo podre.
Um efluente com alto DBO, ao ser lançado num corpo de água, provocará o total consumo do oxigênio dissolvido, levando à morte todos os organismos dependente do oxigênio dissolvido na água.
Os valores de DBO são dados em mg/L (miligramas por litro). Assim dizer que uma água servida tem DBO5=20, significa que são necessários 20 mg/L de O2, para degradar, em cinco dias, a matéria orgânica presente.
Oxigênio dissolvido da água
O que este pequeno peixe precisa para sobreviver? A princípio pensamos que ele precisa de um pouco de alimento e estar numa água limpa, mas será que é só isso? Não.
A sobrevivência de espécies aquáticas está diretamente ligada à presença