questao social
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONsiderações finais 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A questão social é um conjunto de expressões das desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária que estavam em pobreza crescente, desencadeada pela industrialização, onde que da mesma forma que crescia o desenvolvimento econômico, político, social, cultural surgia a exploração da classe trabalhadora, que era submetida a um degradante estado de pauperização.
A questão social é considerada como expressão dos antagonismos e desigualdade da sociedade capitalista brasileira, portanto é vista como “questão política” inerente na população e expressão dos movimentos sociais.
Quando se coloca em discussão a denominada questão social surgem a relação entre trabalho e capital. Com isso a cerne da questão é a exploração do trabalho pelo capital com todas as conseqüências para a vida do trabalhador. Daí a necessidade do surgimento do serviço social no desenvolvimento do capitalismo para compreender as circunstâncias históricas ligadas ao surgimento dessa profissão, para análise da questão social e seus aspectos econômicos, políticos e sociais; além de tudo isso a questão social é encarada pela sociedade como responsabilidade do governo. Por outro lado, os problemas sociais passaram a ser encarados como decorrentes da carência de recursos materiais e intelectuais, assim como da pobreza até os dias de hoje. Esta é vista como causa individual e de responsabilidade de cada um.
2 DESENVOLVIMENTO
A questão social começou a ser tratada a partir do momento em que os interesses da classe trabalhadora se tornavam antagônicas com interesses da burguesia e relação capital e trabalho. No entanto, hoje