questao social
A questão do posicionamento do serviço social enquanto trabalho ou prática é uma discussão atual que surge, pouco após os debates acerca da natureza como trabalho produtivo ou improdutivo realizado pela profissão, contendo as características e problemáticas particulares ao setor e que permeiam a intervenção profissional.
No histórico do serviço social a problemática do trabalho na elaboração de significado para os seres humanos,existe desde de sua criação como profissão nos anos 30. Com características eminentemente filantrópicas, acompanhadas de um discurso religioso, moralista, o serviço social em seus primórdios era caracterizado por uma valorização da prática imediata, das possibilidades de descoberta de novos e mais eficazes métodos, de se distribuir a caridade e garantir o bem estar e assistência ao próximo. Como ferramenta governamental, a posição de pretensa,neutralidade política do serviço social de fato contribuía para uma manutenção do status. A profissão não se abre para uma vivência exterior, procurando se constituir como uma profissão autônoma e auto-suficiente, capaz de responder a todas as suas demandas e necessidades teórico/práticas. A questão social era vista como um problema religioso ou moral, de forma que não fazia parte da ótica governamental (Iamamoto, 1992).
Madura de seus conteúdos. Linhas teóricas de explicação e análise da realidade material, o Positivismo, a Fenomenologia e a Dialética, são encaixados modularmente