testes bio
PROTOCOLO LABORATORIAL
Curso: Engenharia Alimentar
Unidade Curricular: Laboratórios de Microbiologia Alimentar
Tema: Testes Bioquímicos
1. Objetivos
Executar e interpretar os resultados e as transformações metabólicas ocorridas em alguns testes bioquímicos utilizados na identificação de bactérias.
2. Introdução
A investigação das atividades metabólicas das bactérias “in vitro” (testes bioquímicos) serve para auxiliar a identificar grupos ou espécies de bactérias ou leveduras através da verificação das transformações químicas, que ocorrem num determinado substrato, pela ação das enzimas de um dado microrganismo. Como muitas vezes um determinado microrganismo possui um sistema enzimático específico, promovendo transformação bioquímica específica, os testes bioquímicos podem ser utilizadas na prática para a sua caracterização. É comum, estirpes muito semelhantes quanto à morfologia e tipo de crescimento, apresentarem grandes diferenças nas suas atividades metabólicas. Para a realização de testes bioquímicos ou fisiológicos utilizam-se:
1- meios de base suplementados com substratos selecionados vindo estes a ser ou não utilizados pela estirpe;
2- meios de cultura que evidenciem, por exemplo a produção de um metabolito bacteriano
(ex: mudança de cor do meio, liquefação da gelatina, síntese de um novo produto).
Os principais e mais utilizados testes bioquímicas são:
I
Provas IMViC (INDOLE, METHYL-RED, VOGES-PROSKAUER, CITRATE)
Esta série de provas permite diferenciar os principais grupos de Enterobacteriaceae, pois baseiase nas suas propriedades bioquímicas e nas reações enzimáticas na presença de substratos específicos.
a) Prova do indol
O objetivo é determinar a capacidade do microrganismo degradar o aminoácido triptofano (presente em quase todas as proteínas) até indol.
GEE-05/03
Rev.1/2012.02.22
Página 1 de 8
Gestão de Espaços Educativos – Protocolo Laboratorial
O triptofano é um aminoácido