Quest Es
RENATA PELLISSARI HENRIQUE
MATRIZES DO PENSAMENTO PSICOLOGICO:
Trabalho Acadêmico
Joinville
2015
RENATA PELLISSARI HENRIQUE
MATRIZES DO PENSAMENTO PSICOLOGICO:
Trabalho Acadêmico
Joinville
2015
Questões
1- No texto o autor diz a respeito de ser ou não ser arte que: “Arte são certas manifestações da atividade humana diante das quais nosso sentimento é admirativo.” E conclui seu pensamento falando que: “... o estatuto da arte não parte de uma definição abstrata, lógica ou teórica, do conceito, mas de atribuições feitas por instrumentos de nossa cultura, dignificando os objetos sobre os quais ela recai”. (COLI, 1995, p. 10-11)
2- Para o autor a questão do acesso a arte não se refere somente á ter acesso a elas pelos discos, pela televisão, pelos rádios ou álbuns, mas fala também que é necessário irmos a museu, a concertos, a teatros, a cinemas ou a exposições. Você tem que visitar monumentos e poder ler. A expressão “Frequentação” faz referencia á uma atitude “empírica” diante do objeto artístico. (COLI, 1995, p. 102-103-104)
3- Umberto Eco criou o conceito de “ruído”, de interferência exterior, que perturba o nosso contacto com o objeto. A obra é um emissor, ela envia sinais que nos recebemos. O tempo, as distâncias culturais são grandes causadores de ruídos, que interferem nos sinais enviados. Assim, na idéia de arte “para nós” é preciso contar com perturbações que podem ser diminuídas pelo esforço do conhecimento, mas nunca eliminadas. (COLI, 1995, p. 54-55)
4- A relação existente entre “doutos” e “mundanos” é a qual ambos utilizam da arte para si, os doutos usam ela para o conhecimento e para um saber já os mundanos usufruem da arte como algo que seja um tributo ou também algo sofisticado, sem pensar no saber. Esta divisão entre “doutos” e “mundanos” existe para distinguirmos algo bom de algo ruim, para sabermos oque realmente É arte, e aquilo que é só aparência. (COLI, 1995, p.