Quest Es
FLUXO REAL
As famílias oferecem os fatores produtivos (recursos naturais, capital, trabalho, know-how etc) às empresas, que agregam valor e ofertam de volta bens e serviços.
FLUXO MONETÁRIO
As empresas remuneram as famílias pelos fatores produtivos (através de salários, alugueis, juros, lucros, royalties etc), que paga pelos bens e serviços consumidos.
FLUXO CIRCULAR DE RENDA
As famílias ofertam os meios produtivos e recebem as remunerações. As empresas oferecem bens e serviços às famílias e recebem o pagamento pelos produtos.
2. Como se dá a identidade entre as três óticas de medição do nível de atividade econômica de um país.
Ótica da produção, o PIB corresponde à soma dos valores agregados líquidos, ou seja, o valor da produção dos bens e serviços descontados os insumos utilizados para determinado fim, dos setores primário, secundário e terciário da economia, mais os impostos indiretos, mais a depreciação do capital, menos os subsídios governamentais.
Ótica da renda, o PIB é calculado a partir das remunerações pagas dentro do território econômico de um país, sob a forma de salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos; somam-se a isso os lucros não distribuídos, os impostos indiretos e a depreciação do capital e, finalmente, subtraem-se os subsídios.
Ótica do dispêndio, resulta da soma dos gastos em consumo das unidades familiares e do governo, mais as variações de estoques, menos as importações de mercadorias e serviços e mais as exportações. Sob essa ótica, o PIB é também denominado Despesa Interna Bruta.
3. Defina o valor agregado (ou valor adicionado)? Por que no cálculo do produto total deve ser considerado apenas os bens e serviços finais e não deve ser incluído no cálculo os bens intermediários?
O valor agregado de cada produto é igual à remuneração dos fatores de produção, utilizados para sua obtenção.
É o valor adicional que adquirem os bens e