Material De Contabilidade
A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.
O desenvolvimento inicial do método contábil esteve intimamente associado ao surgimento do capitalismo, como forma de mensurar os acréscimos ou decréscimos dos investimentos iniciais alocados a alguma exploração comercial ou industrial. E, ao longo do tempo, podem ser destacados alguns atores com elevado interesse nas informações contábeis, dentre os quais: sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias de maneira geral; administradores, diretores e executivos de diversos níveis hierárquicos; bancos, capitalistas, emprestadores de dinheiro; governo; pessoas físicas e investidores de modo geral.
A Contabilidade tem por fim fornecer informações, a diversos tipos de usuários, que subsidiem a tomada de decisão. Para o cliente interno, deve suprir as informações que auxiliem o planejamento e o controle. Para o cliente externo, deve informar a situação econômica e financeira da empresa.
É a ciência que tem por funções: Registrar, controlar e analisar os atos e fatos administrativos de uma atividade econômica (Empresa).
Registro
Linguagem contábil de nível elevado, identificando-se com profissionais da área contábil.
Registros contábeis em livros próprios.
Ex: Diário, Razão, Caixa etc.
Controle
Exerce praticamente os controles dos registros contábeis, principalmente dos bens patrimoniais.
Análise
Executa análise a qualquer tempo dos registros e dos controles patrimoniais.
Ex: Compra de bens de venda.
Registro contábil no livro Diário. Estoques a Caixa / Fornecedores
Controle
Controle da existência física do estoque, cujo custeio se confrontará com o registro contábil.
Análise
a) Divergência dos inventários
b) Estoque mínimo
c) Tempo de permanência, etc.
2.2