FICHAMENTO
O QUE É E COMO FUNCIONA O MARXISMO
Capítulo Um - Por que precisamos de uma teoria marxista
Neste capítulo o autor mostra que as pessoas veem algumas controvérsias perante a sociedade capitalista e acabam gerando argumentos confusos defendendo teorias arbitrárias.
Mostra ainda que no período em que Marx escrevia, inovações nas fábricas proporcionavam riquezas antes nunca sonhadas pelas gerações anteriores. Mas mesmo com esse progresso não houve melhora para as camadas menos favorecidas, havendo um trabalho braçal e escravo tanto nas fábricas quanto no campo.
Capítulo Dois - Entendendo a História
“As ideias por si mesmas não podem mudar a sociedade”. Marx em suas primeiras conclusões sempre fixava a ideia de que para compreender o meio em que se vive seria necessário antes de tudo abranger conhecimentos a cerca dos seres humanos.
Capítulo Três - Luta de Classes
O autor fala sobre a divisão de classes, onde a minoria possui propriedades financeiras de grande porte. Já a maioria da população vive na miséria, tornando-se desumano a falta de capital, levando a sérios problemas em que a sociedade acaba enfrentando como a fome, violência, exploração sexual, tráfico de drogas e consequentemente problemas habitacionais. Mostra-se também a acomodação perante determinado descaso com essa maioria da população, no qual a história sempre se mostrou cega a tal fato.
Capítulo Quatro - Capitalismo: como o sistema começou
O autor fala do passado como foi um retrocesso diante do que vivemos hoje com tamanha tecnologia, indústrias de grande porte, aeronaves e tantos outros quesitos que nem poderiam imaginar naquela época. A população era totalmente de área rural, tendo grandes dificuldades de se locomover para a cidade e outras comunidades.
Capítulo Cinco - A teoria do Valor - Trabalho
Neste capítulo o autor mostra que a informação de que o trabalho é o elo de riqueza, onde todos os bons economistas pró-capitalistas até o tempo de Marx acreditavam nessa