Quest Es
Fluxo de caixa, Distribuição no tempo empresa obtém rendimento com os fundos a receber e risco.
1.12 – o que é risco? Por que tanto o risco como o retorno devem ser considerados pelo administrador financeiro ao avaliar uma alternativa de decisão ou ação?
A possibilidade de que algo planejado no papel, não funcione na prática. Se a empresa é sofre algum tipo de punição, o valor das suas ações certamente cairá gerando menos receita para a empresa. Por isso, o administrador financeiro deve avaliar as duas.
1.13 – Qual é o objetivo da empresa e, portanto, de todos os seus administradores e funcionários? Discuta como se mede a realização desse objetivo.
O objetivo da empresa é maximizar as riquezas e em contrapartida, gerar planos de incentivos para motivar seus funcionários, segurança no emprego e benefícios indiretos tornam-se objetivos em comum. Medimos isso a uma relação de custo-benefício, você investindo no funcionário da sua empresa você está investindo na sua empresa, para que eles possam alcançar suas metas e conseqüentemente a empresa também.
1.14 – O que é governança corporativa? Como a Lei Sarbanes-Oxley a afetou? Explique.
Um conjunto de práticas e controles, internos e externos, que visam melhorar a gestão dos negócios, tem como um dos seus principais objetivos recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Empresas como Petrobras, HSBC, Vale, e outras já são adeptas a esse sistema que tem como uns dos seus vários benefícios evitar diversos fracassos empresariais decorrente de abuso de poder, erros estratégicos e fraudes.
Após o surgimento da Lei Sarbanes-Oxley (SOX) houve uma maior necessidade de transparência das informações e foi intensificada a busca pela melhoria contínua nos aspectos de Controles Internos e Governança Corporativa das empresas.
1.15 – Descreva o papel das políticas e