Questões sobre o livro O homem que calculava
a) Nessa história, o homem que calculava, contava com um rápido olhar, todas as folhas de uma arvore. Como esse homem adquiriu tal habilidade?
Resposta: Beremiz Samir tinha o trabalho de levar um grande rebanho para o campo e traze-los de volta com segurança, e foi assim que ele adquiriu a habilidade de calcular, pois contava as ovelhas, uma por uma, até ter certeza de que não havia perdido nenhuma.
b) Como o homem que calculava resolveu o problema sobre a divisão dos 35 camelos que os três irmãos receberam de herança?
Resposta: Beremiz então, utilizando de sua inteligência, colocou o camelo do seu amigo forasteiro em meio ao negocio, e depois de separados, dos então 36 camelos, sobraram 2, foi então que Beremiz disse que já que havia resolvido o problema, ele deveria receber um dos camelos restantes, e seu amigo, deveria ter seu camelo devolvido, podendo então cada um ter seu próprio camelo para viajar.
2. O que são números amigos e números perfeitos? Exemplifique.
Resposta: Um número perfeito é um número inteiro para o qual a soma de todos os seus divisores positivos próprios (excluindo ele mesmo) é igual ao próprio número. Por exemplo, o número 6 é um número perfeito, pois: 6=1+2+3. Números amigos são dois números que estão ligados um ao outro por uma propriedade especial: cada um deles é a soma dos divisores do outro. Por exemplo, os divisores de 220 são 1, 2, 4, 5, 10, 11, 20, 22, 44, 55 e 110, cuja soma é 284; e os divisores de 284 são 1, 2, 4, 71 e 142, cuja soma é 220.
3. Qual a origem dos sinais de adição, multiplicação e divisão?
Resposta: Adição - O emprego regular do sinal + (mais) aparece na Aritmética Comercial de João Widman d'Eger publicada em Leipzig em 1489. Inicialmente o sinal de adição não era utilizado em operações algébricas e sim na matemática financeira. Era utilizado para representar o excesso em