Fichamento De Calculo
Walerya Laylla Santos de Oliveira¹
RESUMO O livro apresenta uma matemática sem fórmulas, baseada no raciocínio do protagonista Beremiz. Deixando o leitor com interesse de ler cada capítulo que vem em seguida, aproveitando o período em que estava de férias, Beremiz aproveita da oportunidade com sua tal habilidade, para assim ganhar dinheiro, uma ideia sugerida do seu colega Bagdáli onde o jovem acaba aceitando sua proposta. O Homem que Calculava mostra, com isso, que o conhecimento pode solucionar questões do dia a dia, incentivando uma nova maneira de pensar o aprendizado. Em uma forma incrível, ele aprende desde a história até as áreas mais complexas da matemática utilizando ao seu favor toda sua sabedoria esplêndida para seu aprendizado a própria natureza. A inteligência de calcular qualquer montante a partir da observação e do emprego da lógica. A cada lugar e pessoas que conhece durante essa jornada o jovem deixa-os sempre impressionados com tamanha sabedoria e dom de domínio, assim diante de todos os relatos vale ressaltar que quaisquer que seja o “ser” nunca pode-se deixar baixar a cabeça quando o desafio chegar a bater na sua porta, pelo contrario deve-se encarar com toda força de vontade e interesse de melhoria dessa vida aprendiz que se faz ligação com a ciência.
1- No qual encontro, durante uma excursão, singular viajante. Que fazia o viajante e quais as palavras que ele pronunciava.
“ [...] não censuro a curiosidade que te levou a perturbar a marcha de meus cálculos e a serenidade de meus pensamentos. E já que soubesse ser delicado no falar e no pedir, vou atender ao teu desejo. Para tanto preciso, porém, contar-te a história de minha vida!”. (p.5)
O capítulo fala de um matemático amador que fez uma descoberta que faria uma reviravolta na matemática. Porém disserta o início de sua história de vida durante uma conversa entre amigos.
2- Neste capítulo Beremiz Samir, o Homem