Lincoln
Resenha
O Homem que Calculava
Lincoln Baracho Pires de Paula
RA: 6275232111
Turma: Bloco 4 C/ Noite
O Homem que Calculava do escritor brasileiro Malba Tahan, narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir na Bagdá no século XIII, e um livro Sublime.
Esta obra reúne de maneira singular, Entretenimento e conhecimento.
Entretenimento: o enredo e de leitura agradável, em formato de contos, pois em cada capitulo compreende uma historia em pouca páginas, um livro de muitas historias que mexe com nossa imaginação e raciocínio, criando um clima de fantasia e suspense, que te envolve e encanta a cada etapa vencida pelo prodígio calculista Beremiz Samir.
Conhecimento: O livro engloba dentro de um enredo muito bem elaborado e agradável, reflexões e conhecimento sobre a matemática, o raciocínio lógico, a cultura árabe, o islamismo. Além disso cita frases de grandes pensadores e aborda varias passagens da historia mundial, incluindo a antiguidade grega, a invenção do jogo de xadrez que e muito interessante e pontos de formação da cultura árabe. O livro contém um glossário e de fácil consulta para melhor compreensão do texto.
No decorrer da leitura traça-se um grande paralelo entre o islamismo e o cristianismo, ou seja, percebe-se que há muito mais semelhanças do que diferenças entre as duas religiões quanto a sua essência e princípios morais. Seguindo esta linha, o livro traz inúmeros ensinamentos morais para nossa vida pessoal e enseja um clima de respeito entre as duas principais religiões da humanidade.
Mas nem só de contas e feito um livro, entre um desafio e outro, são apresentados fatos curiosos a respeito do grande universo matemático como a origem do jogo de xadrez e ensinamentos de moral e respeito mútuo, como a historia se passa em Bagdá do Século XIII onde as recompensas e os desafios são proporcionais a habilidade. A cada desafio solucionado novos problemas são apresentados, cada um mais complicado