Quem é a geração y
PROCESSOS GERENCIAIS
NÉSIO VICENTE DE LIMA
QUEM É A GERAÇÃO Y
Paracatu/MG
2011
NÉSIO VICENTE DE LIMA
QUEM É A GERAÇÃO Y
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas, Introdução a Economia, Processos Administrativos e Seminário I.
Prof.: Elisete Alice Zampronio de Oliveria Daniele Pedrosa F. Tristão Wilson Salvalagio Ulysses Amarildo Januzzi Marilúcia Ricieri
Paracatu/MG
2011
1 INTRODUÇÃO
A diversidade de profissionais de diferentes perfis existentes no atual mercado de trabalho é uma forte tendência mundial, o que representa uma grande vantagem para as empresas.
A troca de experiências adquiridas por cada indivíduo, levando-se em conta suas diferenças sociais, ideológicas, culturais e principalmente de gerações abre novas possibilidades e amplia a visão dos profissionais, aumentando a produtividade.
A importância de distinguir e analisar os variados perfis de cada grupo ou geração é necessário, visando a melhor convivência entre eles, já que são condicionados a dividir um espaço comum de trabalho, principalmente dos profissionais mais jovens da geração mais recente: a chamada “Geração Y”.
2 QUEM É A GERAÇÃO Y
A definição real de geração é a diferença de anos vividos antes que um indivíduo tenha filhos, ou crie outra geração, um intervalo de tempo de aproximadamente 25 anos. Mas o termo aplicado dentro dos estudos das relações interpessoais no ambiente de trabalho resume este período há 10 anos. Desta forma, nota-se dentro das empresas a interação de várias gerações. As mais recentes, a X e a Y, são as mais predominantes.
2.1 Geração X
Descendentes de outra geração denominada baby boomers, (os nascidos no período do após a segunda guerra mundial durante uma explosão populacional), são indivíduos