Geração y
16/01/2012
Novos profissionais ganham cargos de liderança e muitas adaptações estão acontecendo
Atualmente, vivemos uma revolução no mundo corporativo. Isso porque a famigerada Geração Y, tão estudada e comentada por especialistas, não chegou apenas ao mercado de trabalho. Hoje, ela vive cargos de liderança e muitas adaptações estão acontecendo.
Os indivíduos desta geração são tecnologicamente superiores; tendem a ter entendimento global; necessitam de reconhecimento positivo periódico; desejam crescimento rápido na carreira e são imediatistas. Tecnicamente eles são muito sofisticados; são multi-tarefeiros, fiéis aos seus projetos, informais, autônomos e individualistas. Não abrem mão de gerenciar simultaneamente sua vida pessoal e profissional. Precisam se sentir "fazendo parte" do time: liderança por coletividade e inclusão.
Esta geração já está no poder e toma decisões ponderando seus valores e preferências. Por conta disso, temos notado algumas mudanças de postura das companhias, tais como:
1. As empresas têm investido em tecnologia e comunicação. Elas querem estar conectadas aos clientes, fornecedores, e especialmente com o consumidor final.
2. A presença nas redes sociais como forma de comunicação e formação de opinião também tem acontecido.
3. Assuntos como qualidade de vida e equilíbrio entre vida pessoal e trabalho tendem a estar em questão com este grupo no comando; atenção principalmente para trabalhos part time ou parte do trabalho feito em home office: eles são tendências que ganham cada vez mais força.
4. Valores como sustentabilidade e lealdade também tendem a ser valorizados.
5. A velocidade tanto de promoções como de tomada de decisão fica mais intensa. O ‘Y' DA QUESTÃO
Mas, afinal, o que é a Geração Y? Retomando o que já abordei anteriormente nesta coluna, as gerações são grupos com características similares, tratados por meio de uma cronologia ou uma linha do tempo. Por estas características, entendemos valores,