Geração y
Será que o seu perfil profissional realmente condiz com o de sua geração? Qual o perfil das gerações no mercado brasileiro? Essas e outras perguntas foram respondidas em uma pesquisa personalizada sobre as características das gerações Baby Boomer, X, Y e Z, realizada pelaDasein, empresa de Executive Search. O estudo tem foco na teoria das gerações aplicadas à realidade brasileira, perfis, performance e modelo de liderança.
De acordo com a presidente da Dasein, Adriana Prates, com a realização das entrevistas foi possível perceber que o conceito de gerações no Brasil é bastante particular e ajuda a entender as razões pelas quais o Brasil atualmente ocupa um lugar de destaque no cenário mundial.
Abrangendo as classes A, B e C, a pesquisa ouviu mais de 300 profissionais de dez estados brasileiros – Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Ceará, Goiás e Amazonas. A pesquisa foi aplicada via internet, através de e-mails e uso da mídia social – facebook, de 20 de abril a 7 de maio.
Conforme Adriana, o grande motivador para realizar a pesquisa, foi apresentar dados concretos sobre a realidade brasileira, no que tange às quatro gerações: Baby Boomer (entre 50 e 69 anos), X (entre 30 e 49 anos), Y (de 18 a 29 anos) e Z (de 6 a 17 anos). “Ao identificarmos que o já foi publicado na mídia sobre o tema estava relacionado apenas com as realidades americana e europeia, identificamos um gap estrutural de contexto, portanto formulamos perguntas chave que trouxessem essa realidade vivenciada por todos em face das principais ocorrências no Brasil”, explica.
Aspectos como poder, gestão de conflitos, regras e padrões empresariais e as motivações individuais para o trabalho e consequente produtividade distancia as gerações no ambiente de trabalho. De acordo com o resultado da