Geração y
GERAÇÃO X;
Pessoas que buscavam o equilíbro entre vida profissional e vida pessoal. São pessoas voltadas para o seu próprio eu, egoísta, empreendedoras e extremamente independentes e altamente pragmáticas e orientadas para, ações de liderança por competência ou de liderança de grupos, valorizando mais a força de trabalho. Apesar de haver tentativas anteriores de se utilizar o termo geração X, a definição se refere à geração que teve inicio na década de 60 e ao estudo realizado por JANE DEVERSON.
Na época a idéia era classificar a geração de adolescentes, que eram considerados muito rebeldes para os padrões de então. A literatura citava comportamentos não usuais na época, como não acreditar em Deus, não respeitavam os pais, ou fazer sexo antes do casamento, por eles serem filhos de uma geração mais comportada.
Esperava-se que o avanço da idade das pessoas mudasse seu comportamento, se tornasse mais caseiras, mais extrovertidas, brincalhões. Mas uma geração de trintões e quarentões tem mostrado que é possível envelhecer sem perder a juventude. É uma nova forma de ser adulto, porque a expectativa de vida dos brasileiros aumentou de 66 anos para 71 anos. Portanto um indivíduo de 40 anos hoje tem pelo menos uns 30 anos de vida útil, se a saúde o ajudar.
Entre as principais características dos indivíduos da geração X encontramos:
Busca da individualidade sem a perda da convivência em grupo.
Maturidade e escolha por produtos de qualidade.
Desligamento total com as gerações anteriores.