Quem Mexeu no Queijo
O livro “Quem Mexeu no Meu Queijo” de Dr. Spencer Johnson conta uma história, parábola motivacional. O livro é dividido em três partes. A primeira parte é a “Reunião em Chicago”. A Segunda é “História” onde é contada a parábola e a terceira e última parte é o “Debate”.
“Reunião em Chicago”
Relata o encontro entre amigos. Após uma reunião no dia anterior na escola em cursaram o ensino secundário os amigos Ângela, Nathan, Carlos, Jessie, Michael se reuniram no dia seguinte (domingo) para um almoço para discutirem as mudanças que haviam ocorrido em suas vidas, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal.
Micheal então lembrou de uma história que havia aprendido em um período em que seus negócios passavam por dificuldades e que essa história havia ajudado ele e seus colegas de trabalho à enfrentar certas mudanças que haviam ocorrido. E todos, logo de cara se mostraram interessados em ouvi-la.
Então Michael dá início à História.
“A História”
A história que Michael conta envolve quatro personagens: dois pequenos ratos chamados Sniff e Scurry e dois homenzinhos, duendes, chamados Hem e Haw. Sniff e Scurry possuíam cérebros simples e agiam por extinto. Já Hem e Haw possuíam cérebros mais desenvolvidos, dotados de crenças e preceitos.
Todos os dias, os quatro, saiam de sua casa vestidos com seus tênis de corrida correndo pelos corredores do labirinto à procura de queijo. O queijo para Hem e Haw significava bem estar e felicidade.
Eles encontram um depósito de queijo chamado “Posto de Queijo C” ondem havia queijo em abundância. Não demorou muito, e todos caíram na rotina: todas as manhãs se direcionavam ao Posto C de Queijo, achando que o queijo iria permanecer lá para sempre.
Mas logo isso mudou, e pegou principalmente Hem e Haw de surpresa, pois eles não analisaram a situação como Sniff e Scurry. Estava ocorrendo mudanças e o queijo estava escasso. O Posto C agora estava vazio, sem queijo para alimentá-los.