queimadura
São Paulo
2013
QUEIMADURA
Trabalho entregue ao ESSA (Escola de Saúde e Administração),como exigência para a competência de Primeiros Socorros, do Técnico em Segurança do Trabalho.
Acidentes não acontecem por acaso, mas sim por descaso.
(Autor Desconhecido)
INTRODUÇÃO
Queimadurassão lesões da pele, provocadas pelocalor, radiação, produtos químicos ou certos animaise vegetais, que causam dores fortes e podem levar ainfecções.Ofogoé o principal agente das queimaduras,embora as produzidas pelaeletricidadesejam, detodas, as mais mutilantes, resultando comfrequência na perda funcional e mesmo anatômicade segmentos do corpo, principalmente dosmembros.
De um modo geral, para cada 100 doentes queimados,três morrem em decorrência das queimaduras.A dor na queimadura é resultante do contato dosfiletes nervosos com o ar. Para aliviar a dor daqueimadura, pode-se cobrir o local com vaselinaesterilizada. Contudo, via de regra, não se cobrequeimadura, principalmente se ocorrer no rosto, nasmãos e nos órgãos genitais, para evitar aderências. Háexperiências hospitalares bem sucedidas, no Brasil, decobrir a queimadura com tiras ou mantas depele derã ou carneiro,embebida em solução antibiótica.
Asmanifestações locais mais importantes nas queimaduras são: não eliminação de toxinas (não há suor); formação de substâncias tóxicas; dor intensa que pode levar ao choque; perda de líquidos corporais e destruição de tecidos e infecção.
QUEIMADURA
São feridas mais ou menos extensas que, produzidas pelo calor, pelos líquidos cáusticos ou por gases irritantes, que implicam um grande risco de infecção, tanto maior quanto mais extensa for a superfície lesionada.
CLASSIFICAÇÃO DAS QUEIMADURAS
Para definir a gravidade de uma queimadura são