A METODOLOGIA DE KEVIN LYNCH NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DA CIDADE: ELEMENTOS DA PAISAGEM URBANA
O presente trabalho é uma proposta metodológica para o estudo da paisagem urbana. Foi desenvolvido no curso de Mestrado em Engenharia Urbana na disciplina de Planejamento dos Sistemas Urbanos da Universidade Estadual de
Maringá. Fundamentou-se na interpretação dos elementos que formam a paisagem urbana do município de Sarandi segundo metodologia desenvolvida por Kevin Lynch1
.
Palavras-chave: Paisagem urbana; Imagem da cidade; Planejamento urbano.
1. INTRODUÇÃO
As atuais técnicas de planejamento urbano têm-se orientado, fundamentalmente, na organização da cidade de tal maneira que apontem os elementos necessários para o bem-estar da população, dentro dos quais se encontra a imagem urbana; entretanto, esta tem sido abordada de um ponto de vista funcionalista e estético, sem considerar o aspecto social e humano, a partir dos quais a imagem urbana e a cidade passam a ter significado e importância para seus habitantes.
Assim mesmo, verifica-se a conservação da fisionomia daqueles espaços em que se apresentam edificações com valor histórico e/ou cultural, como é o caso do Centro Histórico de Ouro Preto e o Centro de Mariana, só para citar alguns.
Entretanto, a imagem urbana engloba mais elementos, que simplesmente o estado físico que devem ter as edificações que tenham valor histórico ou não, como é a concepção, utilização e identificação das pessoas com seu bairro, com os espaços onde desenvolve suas atividades e se inter-relaciona, com o resto da comunidade e onde expressa suas tradições, razão pela qual, a imagem urbana da cidade converte-se em um elemento importante para a população. A seguir apresentam-se algumas considerações relacionadas com o conceito de imagem urbana, com elementos que a formam, com a situação e problemática que se verifica na cidade de Sarandi. O objetivo é apontar informações que sirvam de ponto de partida, para quem queira conhecer o tema.
2. LEITURA ESPACIAL DA CIDADE E OS