Quem mexeu no meu queijo?
Uma reunião: Chicago
Num domingo ensolarado em Chicago, vários antigos colegas de turma encontraram-se para almoçar, tendo ido a uma reunião em sua escola secundária na noite anterior. Eles queriam ouvir mais sobre o que estava acontecendo nas vidas uns dos outros. Depois de muitas brincadeiras e uma boa refeição começaram a conversar.
Todos riram quando perceberam que, embora tivessem seguido rumos diferentes, tinham sentimentos parecidos e estavam tentando lidar com as mudanças inesperadas com que haviam se deparado nos últimos anos. E a maioria admitia que não sabia lidar bem com elas.
- Eu costumava ter medo de mudar - disse Michael. – Quando havia uma grande mudança em nosso negócio, não sabíamos o que fazer. Foi assim, até que ouvi uma história engraçada que mudou tudo.
- Como? – Perguntou Nathan.
- Bem, a história me fez ver as mudanças de um modo diferente: perde-se algo aqui, ganha-se outro ali, e me mostrou como mudar. A princípio, fiquei incomodado com a simplicidade óbvia da história porque soava como algo que poderia ter sido aprendido na escola. Quando compreendi que os quatros personagens da história representavam as várias partes de mim mesmo, decido qual deles eu queria ser e mudei.
- Qual é a história? – perguntou Ângela.
- Seu nome é: Quem mexeu no meu queijo?..
- Acho que já gosto dela – disse Carlos. – Poderia contá-la para nós?
- É claro que sim – respondeu Michael.
A História
Havia quatro personagens que corriam através de um labirinto à procura de queijo. Dois eram ratos, chamados Sniff e Scurry, e dois homenzinhos, chamados Hem e Haw.
Todos os dias os ratos e os homenzinhos procuravam no labirinto seu próprio queijo especial. Embora os ratos e homenzinhos fossem diferentes, tinham algo em comum: todas as manhãs vestiam sua roupa de correr e tênis, saíam de suas pequenas casas e corriam para o labirinto à procura de seus queijos favoritos.
Um dia, cada um encontrou o seu tipo de queijo no final de um dos