Quem mexeu no meu queijo?
Spencer Jhonson é um escritor estadunisense, mais conheciso por seu livro motivacional de 1998 intitulado Quem mecheu no meu queijo?.
Spencer nasceu em Mitchell na Dakota do Sul (EUA) em 1940. Formou – se em Notre Dame High School no distrito de Sherman Oaks na California em 1957. Em 1963, ganho uma graduação B.A. em psicologia em um M.D. da Royal College of Surgeons in Ireland na Universidade do Sul da California. Jhon vive atualmente no Hawaii e no estado de Nova Hampshire.
2. Os personagens são dois ratinhos e dois doendes Haw e Hem. Na história conta que eles adoravam queijo eles buscam no ponto de queijo C todos os dias. Os ratinhos tem a percepção de verificar o queijo todas as manhãs, enquato os doentes estavam acomodados em sua zona de conforto, não pensaram em o que aconteceria se o queijo acabase. Um dos doendes Hem, não quis buscar o queijo em outro lugar, ele queria ficar naquele mesmo lugar esperando o queijo velho voltar, mas os ratos tiveram outra decisão, entrar no labirinto e achar queijo novo. O doente Haw também resolveu ir e conforme ele foi aprendendo ele marcou as paredes com o que havia descoberto de si mesmo e assim se caso seu amigo resolvesse entrar no labirinto ele acharia o lugar onde o queijo estava. 3. As mensagens na parede eram: “Ter queijo me deixa feliz”; “Quanto mais importante é seu queijo for para você, menos você deseja abrir mão dele”; “O que você faria se não estivesse com medo?”; “Cheire o queijo com frequência para saber quando está ficando velho”;”Quando você vence o medo senti-se livre”; “ Quando mudamos aquilo em que acreditamos, mudamos o que fazemos”. 4. As mensagens na parede são insentivos e aprendizados. Nós temos que apreder a buscar o novo, a sempre ver além da zona de conforto.
As mensagens além de ser incentivos, também mostram o caminho para quando Hem decidir entrar no labirinto.
5. O filme mostra dois tipos de pessoas, aquelas que vivem na zona de