queiroz
A propriedade das barcaças deu origem a dois episódios, em um deles ele quase perdeu duzentos mil dólares e o outro foi quando ele estava em um clube náutico em fortaleza e conheceu o schmidt que estava em fortaleza para entregar 4 alvarengas mais ocorreu uma manobra desastrada que acabou encalhas-las no recife.
Entao queiroz resolveu fazer uma proposta para schmidt si ele conseguisse desecancalhar as quatros alvarengas receberia 200mil dólares mais si desse errado não ganharia nada .as três primeiras embarcações sairam com facilidade,mais a ultima tinha um problema bem maior ,e com isso o pessoal dava como perdido so que em um jantar um dos engenheiros surgiu com uma sugestão que seria mais fácil tirar a alvarenga com a pressão do gás,queiroz seguiu a ideia e com isso na hora houve um estrondo e a alvarenga foi cuspida para a superfície depois disso eles colocaram em um lugar que pudesse esperar para vazante.entao queiroz depositou enfim sua difícil encomenda no cais de fortaleza .
Essa versão foi reconstituída pela revista exame. Mas de qualquer maneira a navegações Edson Queiroz foi desativado em 1960 com as vendas das oitos embarcações que possuía naquele momento.
Com isso Edson Queiroz adotou a politica de associar-se a quem conhecesse bem o ramo com isso criou uma fabrica de botijões em sociedade com Mangels de são Paulo que recebeu o nome de tecnomecanica norte ltda(tecnorte)no ano de 1963.
No mesmo ano começou a funcionar outra fabrica de fogões com o nome de estamparia e esmaltaçao nordeste s.a (esmaltec)resultado de uma sociedade com empresário paulista Francisco semerano da semer.em 1964 houve um