Autores compemporâneos

1851 palavras 8 páginas
AUTORES CONTEPORÂNEOS

AUTORES CONTEPORÂNEOS
As manifestações literárias da década de 80 desenvolvem-se a partir de dois pontos: As manifestações literárias desse período desenvolvem-se a partir de duas linhas-mestras:
A permanência de alguns autores já como João Cabral e Carlos Drummond de Andrade acompanhada do surgimento de novos artistas como Lygia F. Telles e Dalton Trevisan, ligados as linhas tradicionais da literatura brasileira: regionalismo, intimismo, urbanismo, introspecção psicológica.
E a ruptura com valores tradicionais que se dispersam através de propostas alternativas ou experimentais, buscando novos caminhos pouco convencionais as tensões de um país sufocado pelas forças da repressão. Nessa vertente nascem o concretismo, a poesia Práxis, os romances, contos fantásticos e alegóricos.
Na poesia, a reflexão acurada e crítica sobre a realidade e a busca de novas formas de expressão; mantêm nomes consagrados como João Cabral, Mário Quintana, Drummond no painel da literatura. A afirmação de grupos que usavam técnicas inovadoras como: sonoridade das palavras, recursos gráficos, aproveitamento visual da página em branco, recortes, montagens e colagens e as principais vanguardas poéticas prendiam-se aos grupos:
Concretismo, Poema-Processo, Poesia-Social, Tropicalismo; Poesia-Social e Poesia-Marginal.

- Concretismo: Uma evolução crítica de formas, dando por encerrado o ciclo histórico do verso , a poesia concreta começa por tomar conhecimento do espaço gráfico como agente estrutural, espaço qualificado estrutura espácio- temporal, em vez de desenvolvimento meramente temporístico, a importância da idéia do ideograma, desde o seu sentido geral até o seus sentido específico de método de compor baseado na justa posição direta analógica discursiva de elementos. Uma responsabilidade integral perante a linguagem, realismo total, contra uma poesia de expressão, subjetiva e hedonística.
- Poesia Práxis: O autor

Relacionados