queda tensão capacitor com osciloscopio
1. INTRODUÇÃO
O capacitor é um componente eletrônico constituído de duas placas condutoras de corrente elétrica separadas por um material isolante denominado de dielétrico (armaduras). A principal característica de um capacitor é a sua capacidade de acumular cargas.
O gerador de sinais, ou gerador de funções, é um aparelho que gera voltagens variáveis como funções do tempo. As voltagens geradas são periódicas, de período T (dado em segundos), freqüência f (dada em Hz) e amplitude V0, assemelhando-se a uma onda. É por esse motivo que cada função de voltagem gerada é denominada de forma de onda. São três as principais formas de onda geradas: quadrada, senoidal e triangular.
Os alunos do 2º período do Curso de Eletrotécnica do SENAI realizaram um experimento de Capacitores em Corrente Continua no laboratório verificando o tempo de carga e descarga dos capacitores no ociloscópio. Também foi realizado experimento com o Gerador de Funções para gerar variáveis com o tempo e um osciloscópio para observá-las e medi-las.
2. OBJETIVOS
Verificar experimentalmente as situações de carga e descarga de um capacitor, utilizando um resistor no circuito e utilizar um gerador de funções para gerar variáveis com o tempo e um osciloscópio para observá-las e medi-las.
3. MATERIAL UTILIZADO
• Osciloscópio;
• Gerador de funções;
• Fonte de Tensão CC;
• Resistores (1KΩ e 6,8 KΩ);
• Capacitores (1000 µF e 33µF).
4. PROCEDIMENTO DO TRABALHO
Primeiramente foi realizada a calibração do ociloscópio, deixando a forma de onda visível para verificar as escalas de tempo e tensão. Após foi ligado uma fonte de tensão de 13V em um resistor de 6,8KΩ para visualizar a onda gerada no ociloscópio, sendo verificado que devido ser uma fonte CC não obteve onda e sim uma corrente continua.
Após isso foi montado um circuito com uma tensão de 18V e um capacitor de 1000µF com um resistor de 6,8KΩ, assim analisou-se a forma de onda, tensões e tempos de carga